quinta-feira, 15 de março de 2012

Tipos de Microscopia

Microscopia de fundo escuro
É uma aplicação do princípio de Tyndall. Assim os corpúsculos a examinar são fortemente iluminados por feixes luminosos que penetram lateralmente, o que é conseguido com condensadores especiais. Deste modo, a única luz que penetra na objectiva é a difractada pelas partículas presentes na preparação, pelo que passam a ser visíveis em fundo escuro

Microscopia de fluorescência
Permite observar microorganismos capazes de fixar substâncias fluorescentes (fluorocromos). A luz UV, ao incidir nessas partículas, provoca a emissão de luz visível e observa-se os microorganismos  brilham em fundo escuro. Como exemplo, o bacilo da tuberculose fixa a auramina, pelo que o diagnóstico da doença pode ser feito por microscopia de fluorescência.

Microscopia de contraste de fase
Permite a observação de microrganismos vivos, sem coloração, através do contraste devido à diferença de fase dos raios luminosos que atravessam o fundo relativamente à fase da luz que atravessa os microrganismos. Esta diferença de fase é conseguida por utilização de uma objectiva de fase, que consiste num disco de vidro com um escavação circular, de modo que a luz que atravessa a escavação tem diferença de 1/4 de fase em relação à que travessa a outra porção do vidro. Assim, os objectos não corados podem funcionar como verdadeiras redes de difracção, pois os pormenores da sua estrutura resultam de pequenas diferenças nos índices de refracção dos componentes celulares, e estes originam diferenças de fase nas radiações que os atravessam


Microscopia Eletrônica
Microscopia que utiliza um feixe de elétrons, em vez de luz, para visualizar a amostra permitindo assim uma grande amplificação. As interações dos elétrons com as amostras são usadas para fornecer informação sobre a estrutura fina da amostra. Na microscopia eletrônica de transmissão, as reações dos elétrons que são transmitidas através da amostra são transformadas em imagem. Na microscopia eletrônica de varredura, um feixe de elétrons incide em um ângulo não-normal sobre a amostra e a imagem é formada a partir de reações que ocorrem acima do plano da amostra.

Microscopia Eletrônica De Varredura - Microscopia na qual o objeto é examinado diretamente por uma varredura de feixe de elétrons na amostra ponto-a-ponto. A imagem é construída por detecção de produtos de interação da amostra que são projetados acima do seu plano como elétrons dispersos no plano oposto. Embora a microscopia eletrônica de transmissão também varra ponto-a-ponto a amostra com o feixe de elétrons, a imagem é contruída pela detecção de elétrons, ou de seus produtos de interação que são transmitidos através do plano da amostra formando, desta maneira, a microscopia eletrônica de transmissão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário