segunda-feira, 9 de abril de 2012


Espermatogênese
O processo de formação de espermatozóides é dividido em quatro períodos.
Período germinativo
As células germinativas masculinas, denominadas espermatogônias, dividem-se ativamente por mitose. Nos machos de mamíferos, a multiplicação mitótica das espermatogônias acontece durante toda a vida do indivíduo. É importante lembrar que as gônias são células diplóides.
Período de crescimento
É o intervalo em que a espermatogônia pára de se dividir e passa por um período de crescimento, antes de iniciar a mitose. Com o crescimento, a espermatogônia transforma-se em espermatócito I.
Período de maturação
Cada espermatócito I ou espermatócito primário ou espermatócito de primeira ordem sofre a divisão meiótica. Cada espermatócito I, pela divisão I da meiose, produz dois espermatócitos II, os quais, pela divisão II da meiose, dão um total de quatro células denominadas espermátides. Os espermatócitos II e as espermátides são haplóides.
Período de espermiogênese
É o processo de transformação da espermátide em espermatozóide. As espermátides são haplóides, mas não funcionam como gametas. Elas sofrem um processo de diferenciação, transformando-se em espermatozóides. Tal processo de diferenciação é a espermiogênese.


Ovogênese
No processo de formação do óvulo distinguem-se três períodos: germinativo, de crescimento e de maturação.
Período germinativo
As células germinativas, chamadas de ovogônias, dividem-se por mitose. Nas fêmeas de mamíferos, tal processo termina logo após o crescimento.
Período de crescimento
As ovogônias não mais se dividem e crescem, aumentando a quantidade de citoplasma e transformando-se em ovócitos I, ou ovócitos primários ou ovócitos de primeira ordem.
Período de maturação
É o período em que ocorre a meiose. O ovócito I, através da divisão I da meiose, origina duas células-filhas de tamanhos diferentes: uma grande que ficou praticamente com todo o citoplasma do ovócito I, e outra muito pequena, contendo núcleo envolvido por delgada película de citoplasma. A célula grande é o ovócito II (secundário ou de segunda ordem) e a célula pequena, o primeiro glóbulo ou corpúsculo polar. Na divisão II da meiose, o ovócito II origina uma célula grande, o óvulo, e outra pequena, o segundo glóbulo ou corpúsculo polar, que pode se dividir, originando dois corpúsculos polares.




Nenhum comentário:

Postar um comentário