segunda-feira, 18 de junho de 2012

Epitélios Glândulares
Com função secretora, os epitélios glândulares se originam de grupos celulares que proliferam a partir dos epitélios de revestimento, formando as glândulas.

Classificação:
Local onde é eliminada a secreção:

Exócrinas: Eliminam o produto elaborado na superfície do epitélio que a originou, por isso as exócrinas possuem ductos que transportam a secreção. EX: Glândulas sudoríparas, mamárias , sebáceas e salivares.
Endócrinas: Não tem contato físico com o epitélio do qual se originam, suas secreções são coletadas por vasos sanguíneos. EX: Hormônios: hipófise, tireóide, adrenais, ovários e testículos.
Mistas ou Anfícrinas: Duplo comportamento. EX: Pâncreas- suco pancreático digestão e insulina e glucagon, hormônios em geral.

Modo de eliminação:

Merócrinas: Células eliminam exclusivamente os produtos secretados. EX: Glndl. Salivares, lacrimais, sudoríparas.
Holócrinas: As células se desintegram e são eliminadas juntamente com o produto a glândula é renovada contínuamente. EX: Glândulas sebáceas.
Apócrinas ou Holomerócrinas: As células eliminam a secreção juntamente com parte de seu conteúdo, em seguida a célula se regenera. EX: Glândulas mamárias.

Número de células:

Unicelulares: Uma única célula. EX: Glândulas caliciformes das fossas nasais, cuja função é secretar muco.
Pluricelulares: Constituídos por grupos de células, tubulares formando um tubo, acinosas formando uma bola, e tubúlo aveolar quando forma algo com formato intermediário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário